//
you're reading...
NUTECMAR

NUTECMAR inicia aulas da segunda turma de pilotos de mini submarinos

Pioneira no País, capacitação conta com aulas práticas de pilotagem de ROV em simuladores e em equipamentos reais

Treinamento de ROV no NUTECMAR

Pilotagem em tanque com equipamento real

O Núcleo de Tecnologia Marinha e Ambiental (NUTECMAR), em Santos (SP), iniciou nesta sexta-feira (10), as aulas da segunda turma do curso Introdução ao Remotely Operated Vehicle (ROV). A capacitação é inédita no País e prepara pilotos de mini submarinos  de observação à distância do fundo do mar.

Esses profissionais podem ser inseridos no promissor mercado de  petróleo e gás, com a exploração de recursos em águas profundas e ainda na área portuária, em inspeções de cascos de navios e do cais. O piloto de ROV também pode atuar em operações de  segurança e missões de resgate subaquático.

O curso de Introdução ao ROV traz informações sobre o robô submarino não-tripulado, equipado com câmeras de vídeo,  sensores e acessórios, para observação à distância do fundo do mar. Os alunos terão ainda noções de pilotagem em um simulador especialmente desenvolvido para o aprendizado, além de prática introdutória em equipamento real no tanque de treinamento e demonstração da escola.

Na sequência, o NUTECMAR inicia a segunda fase da capacitação. O curso Piloto de Micro ROV, que começa na próxima segunda-feira (13), às 9 horas, traz conhecimentos mais aprofundados sobre o micro submarino, com pilotagem de ROV em simulador com dificuldades progressivas, como redução de visibilidade e aumento da intensidade de corrente aquática. Os alunos usarão ambientes diferentes para a pilotagem. Além do laboratório, terão aulas práticas com dois robôs diferentes em uma piscina.

Segundo o sócio-diretor do NUTECMAR, Eduardo Meurer, cursos como estes são bastante procurados no exterior, por isso, além da vantagem do pagamento em Real, quem optar por fazer o curso no Brasil conhece a realidade marinha do País. “O curso é totalmente adaptado ao ambiente das águas brasileiras. Além disso, a formação total não chegará a um terço do valor gasto em um curso de três semanas na Inglaterra, por exemplo”, ressalta.

A área carece de profissionais e, por isso, trata-se de um trabalho bastante valorizado. “Em apenas um mês de trabalho, a depender do contrato, paga-se todo o investimento destinado à formação”, explica. “Um trainee pode começar recebendo um salário de até R$ 3 mil. Já quando piloto formado pode vir a ganhar em média R$ 10 mil por mês”, comenta Meurer.

O NUTECMAR fica na Avenida dos Bancários, 76, cj. 14, na Ponta da Praia, em Santos (SP). Mais informações pelo telefone (13) 3345-6766, no site www.nutecmar.com.br, ou no Twitter @nutecmar.

NUTECMAR – O Núcleo de Tecnologia Marinha e Ambiental (NUTECMAR) é formado por uma equipe multidisciplinar e  especializada com vocação educacional e tecnológica. Seus  principais objetivos são a capacitação de mão-de-obra qualificada e a busca por soluções tecnológicas que contribuam com a melhoria das condições ambientais e que confiram maior facilidade e segurança à realização de tarefas em ambientes marinhos ou em outros corpos hídricos.

About startpresscom

A Start Press é uma agência de comunicação moderna, que oferece uma série de soluções para colocar sua empresa em evidência. http://www.startpress.com.br

Discussion

No comments yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: