//
you're reading...
NUTECMAR

Pilotos de ROV praticam situações reais em curso do NUTECMAR

Alunos puderam realizar missões de apoio a mergulhadores e inspeção de tubulações

Curso Piloto de ROV

Exercício: ROV inspecionando dutos

Apoiar e monitorar, à distância, dois mergulhadores que estão instalando tubulações, similares às de uma plataforma de petróleo, através das câmeras de um ROV (sigla em inglês para veículos subaquáticos operados remotamente). Supervisionar o trabalho destes profissionais, estabelecer comunicação com eles e ainda acionar ajuda em caso de perigo. Estas atribuições, parte da rotina de um piloto de micro submarino, foram tema da simulação realizada nesta quarta-feira (15), para alunos da segunda turma do curso de piloto de micro ROV, do Núcleo de Tecnologia Marinha e Ambiental (NUTECMAR). O exercício foi realizado em tanque com seis metros de profundidade, na Divers University, que funciona dentro da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes).

Os futuros pilotos de ROV, tiveram que manter estáveis os mini submarinos de observação à distância do fundo do mar, operados por controle remoto e equipados com câmeras de vídeo e sensores. Atentos às manobras dos mergulhadores e simulando a realidade do trabalho em uma embarcação, os alunos atuaram em equipe para atender as necessidades dos mergulhadores.

“Através de sinais previamente combinados, mergulhadores e pilotos de ROV se comunicam e trabalham em conjunto. Este tipo de estratégia é bastante aplicada em serviços de manutenção subaquática. Com apoio da equipe, o mergulhador não precisa voltar para pegar ferramentas, por exemplo. Ele pede aos pilotos, que enviam direto no local onde estão trabalhando”, detalha um dos sócios-diretores do NUTECMAR, MarceloGentil.

Pilotando o ROV

ROV é operado por controle remoto

A ação foi atentamente acompanhada pelo instrutor de ROV e sócio-diretor do NUTECMAR, Eduardo Meurer. “O balanço foi extremamente positivo. Os alunos tiveram uma simulação bem próxima da realidade, tanto considerando a profundidade do tanque em que atuaram, quanto avaliando o exercício em conjunto com os mergulhadores. Com isso, ganharam destreza e saem daqui prontos para pilotarem robôs submarinos até maiores que estes”, ressalta Meurer.

Para o instrutor de mergulho da Divers Universty, Carlos Eduardo Reichmann, os micro submarinos são fundamentais no apoio de mergulhadores. “Nunca tinha mergulhado com o apoio de ROVs. Me senti muito mais seguro, pois o nosso trabalho é bastante tenso e exige muita atenção. Por mais que esteja tudo planejado, quando estamos no mar, podemos nos surpreender com situações inesperadas, como o aparecimento de animais marinhos ou a queda de alguns materiais. Com o auxílio do piloto de ROV sabemos que estamos seguros em casos de emergência”.

Inédito – O curso do NUTECMAR, pioneiro no Brasil, atraiu alunos de fora do Estado. É o caso do mergulhador José Francisco da Silva, que veio de Florianópolis (SC) para aprender a pilotar o micro submarino. “Vim com a intenção de ampliar minhas possibilidades profissionais como mergulhador. Além disso, o mercado para pilotos de ROV vem crescendo bastante na minha região, porém, não há muita gente qualificada. Quero sair na frente”, comenta.

ROVs no tanque

Ação contou com dois ROVs

Mercado – Os pilotos de ROV podem ser inseridos no promissor mercado de petróleo e gás, com a exploração de recursos em águas profundas e ainda na área portuária, em inspeções de cascos de navios e do cais. Este profissional também pode atuar em operações de segurança, de inspeção de obras de engenharia sob a água e missões de resgate subaquático.

A área carece de profissionais e, por isso, trata-se de uma atividade bastante valorizada. Um trainee pode começar recebendo um salário de até R$ 3 mil. Já quando piloto formado pode vir a ganhar em média R$ 10 mil por mês.

Próxima etapa – Depois de cursar Introdução ao ROV e Piloto de Micro ROV, quem optar pela formação completa na área, pode fazer a última etapa do curso. A capacitação Piloto Avançado de Micro ROV está marcada para ocorrer de 14 a 17 de janeiro de 2011. Nesta fase, estritamente prática, os alunos permanecerão três dias a bordo da embarcação de pesquisa do NUTECMAR, com saída de Santos (SP).

No conteúdo programático estão noções de navegação e segurança no mar, treinamento prático com missões reais de inspeção de balizamento marítimo de cascos de embarcações e de estruturas de cais, além de reconhecimento de navios naufragados e da fauna marinha e de apoio a mergulhadores. As quatro vagas para esta data já estão preenchidas.

NUTECMAR – O Núcleo de Tecnologia Marinha e Ambiental (NUTECMAR) é formado por uma equipe multidisciplinar e especializada com vocação educacional e tecnológica. Seus principais objetivos são a capacitação de mão-de-obra qualificada e a busca por soluções tecnológicas que contribuam com a melhoria das condições ambientais e que confiram maior facilidade e segurança à realização de tarefas em ambientes marinhos ou em outros corpos hídricos.

O NUTECMAR fica na Avenida dos Bancários, 76, cj. 14, na Ponta da Praia, em Santos (SP). Outras informações pelo telefone (13) 3345-6766, no sitewww.nutecmar.com.br ou no Twitter @nutecmar.

About startpresscom

A Start Press é uma agência de comunicação moderna, que oferece uma série de soluções para colocar sua empresa em evidência. http://www.startpress.com.br

Discussion

No comments yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: