//
you're reading...
NUTECMAR

NUTECMAR participa do “Dive Clean” e usa tecnologia em favor do meio ambiente

Ação marcada para o próximo dia 27 visa retirada de petrechos de pesca no fundo do mar

O biologo marinho e mergulhador Eric Comin

O biologo marinho e mergulhador Eric Comin

O Núcleo de Tecnologia Marinha e Ambiental (NUTECMAR) participa, na próxima quinta-feira (27), do “Dive Clean” no Parque Estadual Marinho Laje de Santos. A ação do Instituto de Pesca em parceria com a Fundação Florestal, ligada ao Governo do Estado de São Paulo, visa a retirada de petrechos de pesca do fundo mar.

Pela segunda vez, o Núcleo usará sua avançada tecnologia em favor do meio ambiente com o Sonar Side-Scan, ou sonar de varredura lateral, um aparato que facilita a identificação de objetos no assoalho oceânico em águas turvas, onde as condições de visibilidade são nulas, ou até mesmo em situações perigosas para mergulhadores. Com isso, é possível registrar anomalias e identificar petrechos de pesca perdidos e presos nas rochas durante uma busca desses materiais no fundo do mar.

O “Dive Clean” é pioneiro no Brasil por ser o primeiro a apresentar metodologias de estudo e recolhimento dos petrechos de pesca. “Pela primeira vez está sendo realizado um estudo em águas brasileiras sobre a pesca fantasma e o quanto se está perdendo, em termos de pescado e seu valor no mercado. Além disso, há a preocupação com outras espécies que não são alvo de pesca, mas também morrem devido ao aprisionamento em petrechos abandonados. Assim, considero essa iniciativa muito importante, em termos ecológicos e econômicos”, destaca a oceonógrafa do NUTECMAR, Gabriela Pilo.

A pesca fantasma é o que mais preocupa os ambientalistas. De acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), cerca de 640 mil toneladas de petrechos de pesca são perdidas anualmente em todo o mundo. “Quando se tem um pedaço de rede de pesca, cabos de fios sintéticos ou anzóis no fundo do mar, os animais marinhos que lá vivem ficam emaranhados e alguns acabam morrendo. Isto é a pesca fantasma”, explica um dos sócios-diretores do NUTECMAR, Eric Joelico Comin, biólogo marinho e mergulhador. “Em ações como esta, já salvei tartarugas e até mesmo uma raia manta presa em uma rede de pesca. Hoje, como especialista em raia manta, vejo a importância desse projeto para a espécie que corre risco de extinção”.

O biólogo destaca a importância de aliar a tecnologia na preservação do meio ambiente. “Com nossos equipamentos de alta tecnologia como os ROVs (remotely Operated Vehicle – sigla em inglês para veículo subaquático operado remotamente) e o sonar de varredura lateral podemos contribuir em ações importantes como o “Dive Clean”. Além de operadores destes aparatos, somos todos mergulhadores e temos conhecimento da nossa região. Eu, por exemplo, tenho só na Laje de Santos mais de 2.500 mergulhos realizados como monitor ambiental e sei que se trata de um local de preservação, onde a pesca é proibida. Nossa intenção é colaborar, sempre que possível, com a conservação de parques como este”, ressalta.

A equipe de mergulhadores e as embarcações sairão às 8 horas, da Marina Tune II, com destino a Laje de Santos para a realização do “Dive Clean”. A marina fica na Rua Japão, 391, em São Vicente (SP). A previsão de retorno é às 16 horas. Em caso de mau tempo, a ação será transferida para o dia 31 de janeiro.

Sonar Side-Scan ou de varredura lateral

Sonar Side-Scan ou de varredura lateral

Sonar Side-Scan – O Sonar emite ondas mecânicas de alta freqüência, através de um transdutor. Essas ondas propagam-se na água e, ao atingir o fundo oceânico, refletem e retornam para o equipamento, que registra a variação de tempo entre a emissão e a recepção além da intensidade do sinal.

A diferença entre o Sonar Side-Scan  e um sonar comum é a sua abertura lateral, com um ângulo de 100°, permitindo cobrir uma grande área (até 200 metros para cada lado do sonar). Como as ondas enviadas atingem o assoalho de forma inclinada, objetos no fundo produzem sombras, permitindo a sua visualização e, muitas vezes, a sua identificação, o que facilita o trabalho posterior de mergulhadores.

NUTECMAR – O Núcleo de Tecnologia Marinha e Ambiental (NUTECMAR) é formado por uma equipe multidisciplinar e especializada com vocação educacional e tecnológica. Seus principais objetivos são a capacitação de mão-de-obra qualificada e a busca por soluções tecnológicas que contribuam com a melhoria das condições ambientais e que confiram maior facilidade e segurança à realização de tarefas em ambientes marinhos ou em outros corpos hídricos.

O NUTECMAR fica na Avenida dos Bancários, 76, cj. 14, na Ponta da Praia, em Santos (SP). Informações podem ser obtidas pelo telefone (13) 3345-6766, através do site www.nutecmar.com.br, por e-mail nutecmar@uol.com.br, ou no Twitter: @nutecmar.

About startpresscom

A Start Press é uma agência de comunicação moderna, que oferece uma série de soluções para colocar sua empresa em evidência. http://www.startpress.com.br

Discussion

No comments yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: