//
you're reading...
NUTECMAR

NUTECMAR recebe inscrições para curso que ensina a utilizar energias renováveis

Aulas serão realizadas no próximo final de semana, dias 19 e 20

Energia eólica

Energia eólica gerada pelos ventos

O Núcleo de Tecnologia Marinha e Ambiental (NUTECMAR), em Santos (SP), recebe, até esta sexta-feira (18), inscrições para o curso Energias Renováveis. Marcada para este final de semana, dias 19 e 20, das 9 às 18 horas, a capacitação traz informações sobre tecnologias limpas de geração de energia. O intuito é oferecer soluções que contribuem com melhorias ambientais e, que em médio prazo, podem se traduzir em redução de despesas para quem as aplica.

O curso aborda as fontes energéticas sustentáveis, não-poluentes e alternativas como as energias solar, eólica, hidráulica, geotérmica, da biomassa, maremotriz (através do movimento de massas de água devido às marés) e maremotérmica (que aproveita as diferenças de temperatura do mar para produzir energia).

Além de noções de aplicações das energias alternativas, os alunos conhecerão ainda os impactos ambientais do uso de recursos energéticos não-renováveis, a história do uso da energia e as diferentes formas de potência.

O curso é destinado a empresários, gestores e engenheiros ambientais, biólogos, oceanógrafos e estudantes da área. Porém, é aberto a todos que tiverem interesse em conhecer mais sobre fontes de energia sustentáveis. “Conhecendo as tecnologias limpas de geração de energia, os alunos adquirem elementos para aplicá-las em suas próprias residências, condomínios ou empresas, bem como ter argumentos para sugerir ao Poder Público que igualmente as aplique”, destaca o gestor ambiental, especialista em Aplicação das Energias Renováveis e sócio-diretor do NUTECMAR, Eduardo Meurer.

O gestor ambiental acredita que o País pode evoluir nesta questão e tem potencial para produzir muito mais energia sustentável. “A energia eólica começa a ganhar volume no nordeste do Brasil, mas a Espanha, país muito menor que o nosso, possui um parque eólico imensamente maior. O mesmo acontece com energia solar. O Brasil tem muito mais dias de sol por ano do que a Alemanha, mas são eles que possuem um potencial instalado de geração de energia elétrica, através de painéis solares, de fazer inveja. Temos a faca e o queijo nas mãos, mas não sabemos aproveitar”, exemplifica.

Segundo ele, é possível fazer mais, principalmente pela diversidade de recursos encontrados no País. “O Brasil é referência mundial no uso de biocombustíveis e tem uma matriz energética baseada principalmente em hidroeletricidade, o que o coloca à frente de muitos países desenvolvidos. Se explorássemos melhor nossos recursos abundantes, gratuitos e infinitos, que são a luz do sol e a força dos ventos, poderíamos facilmente deixar de queimar combustíveis fósseis e nos tornarmos o País número um no mundo no que se refere ao uso de tecnologias limpas de geração de energia”, opina Meurer.

Sustentabilidade – A inserção de cursos como este na grade de ensino do NUTECMAR está ligada a filosofia da empresa, que participa de ações ambientais como o Dive Clean, e abole o uso de papel, com material didático apenas em formato digital. O Núcleo também dá sua parcela de contribuição ao meio ambiente em sua sede, com  mobiliário feito de materiais reciclados e renováveis.

Serviço – Estão disponíveis dez vagas para o curso Energias Renováveis que será realizado nos dias 19 e 20 de fevereiro na sede do NUTECMAR. O investimento é de R$ 400, que podem ser divididos em até duas parcelas sem juros. A taxa de inscrição, parte do valor investido, é de R$ 50. O NUTECMAR fica na Avenida dos Bancários, 76, cj. 14, na Ponta da Praia, em Santos (SP). Informações pelo telefone (13) 3345-6766, no site http://www.nutecmar.com.br, por e-mail nutecmar@uol.com.br, e no Twitter: @nutecmar.

NUTECMAR – O Núcleo de Tecnologia Marinha e Ambiental (NUTECMAR) é formado por uma equipe multidisciplinar e especializada com vocação educacional e tecnológica. Seus principais objetivos são a capacitação de mão de obra qualificada e a busca por soluções tecnológicas que contribuam com a melhoria das condições ambientais e que confiram maior facilidade e segurança à realização de tarefas em ambientes marinhos ou em outros corpos hídricos.

About startpresscom

A Start Press é uma agência de comunicação moderna, que oferece uma série de soluções para colocar sua empresa em evidência. http://www.startpress.com.br

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: