//
you're reading...
NUTECMAR

Robôs submarinos navegam nos tanques do Aquário de Santos nesta quinta-feira

Evento faz parte da palestra beneficente “Pesquisas Marinhas com Uso de Robôs”

ROV explorará tanques do Aquário

ROV explorará tanques do Aquário

Nesta quinta-feira (3), às 10 horas, o Aquário Municipal de Santos recebe a palestra “Pesquisas Marinhas com o Uso de Robôs”. Além da exposição, que trará informações sobre o uso do ROV (Remotely Operated Vehicle, sigla em inglês para veículos subaquáticos operados remotamente) em pesquisas marinhas e outras atribuições, o evento contará ainda com a exibição destes robôs submarinos, que navegarão pelos tanques, junto aos animais marinhos.

A palestra beneficente será ministrada pelo mergulhador profissional, piloto de micro submarino, formado no Instituto Shirshov de Oceanologia, na Rússia, e sócio-diretor do Núcleo de Tecnologia Marinha e Ambiental (NUTECMAR), Eduardo Meurer.

O Aquário Municipal fica na Avenida Bartolomeu de Gusmão, s/n (Praça Vereador Luiz La Scalla), na Ponta da Praia. Informações pelo telefone (13) 3236-9996.  A entrada é 1kg de alimento não perecível, que será doado ao Fundo Social de Solidariedade.

ROV – Os ROVs são mini submarinos de observação à distância do fundo do mar, equipados com câmeras de vídeo e sensores. Eles são operados por controle remoto. Em terra firme ou dentro de uma embarcação, o piloto vê por onde o robô submarino passa, através das imagens geradas pelo ROV, que são transmitidas em tempo real em um monitor de TV.

Os micro submarinos são importantes por serem pequenos e proporcionarem movimentos perfeitos ao navegarem pelo fundo do mar, podendo chegar onde os mergulhadores não alcançam, locais em que o espaço é restrito, como tubulações e partes de navios naufragados. Por isso, auxiliam no trabalho destes profissionais, principalmente em casos que ofereçam riscos.

Um dos marcos históricos destes robôs foi a exploração do navio naufragado “Titanic”, a quase 4.000 metros abaixo da superfície do mar. Outro acontecimento mento importante foi o vazamento de petróleo há 1.500 metros de profundidade no Golfo do México, em 2010.  Os ROVs foram fundamentais para acabar o problema, decorrente da explosão de uma plataforma de exploração da British Petroleum, nos Estados Unidos.

Os ROVs são aplicados no promissor mercado offshore de petróleo e gás, com a exploração de recursos em águas profundas. Mas também podem ser utilizados em inspeções de cascos de navios e de cais em áreas portuárias, operações de segurança marítima e de resgate, inspeção e acompanhamento de obras de engenharia sob a água, monitoramento de fazendas marinhas, aquicultura e pesquisas científicas.

About startpresscom

A Start Press é uma agência de comunicação moderna, que oferece uma série de soluções para colocar sua empresa em evidência. http://www.startpress.com.br

Discussion

No comments yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: