//
you're reading...
NUTECMAR

Pilotos de robôs submarinos simularão missões em tanque com 6 metros de profundidade

Treinamento ocorre nesta segunda-feira (21), a partir das 9 horas

Alunos pilotarão os ROVs no tanque

Alunos pilotarão os ROVs no tanque

O Núcleo de Tecnologia Marinha e Ambiental (NUTECMAR) realiza nesta segunda-feira (21), a partir das 9 horas, treinamento com simulação de missões em equipamentos reais, para a quarta turma do curso Piloto de Micro ROV (Remotely Operated Vehicle, sigla em inglês para veículos subaquáticos operados remotamente). Totalmente prática, a aula será ministrada em um tanque de mergulho com 6 metros de profundidade. O exercício ocorre na Divers University, localizada na Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), Avenida Conselheiro Nébias, 563, Bairro Encruzilhada, Santos (SP).

Na ocasião, os alunos poderão pilotar os ROVs – mini submarinos de observação à distância do fundo do mar, operados por controle remoto, equipados com câmeras de vídeo e sensores – no tanque onde são treinados mergulhadores profissionais. Eles terão que cumprir missões que fazem parte da rotina de um piloto de ROV, como a passagem por tubulações e apoio aos mergulhadores. Eles ainda aprenderão a solucionar problemas, como o enrosco do cabo umbilical do robô submarino.

“Trata-se de uma forma que encontramos para aproximar esta simulação à realidade da rotina dos pilotos de ROV. Além da profundidade do tanque ser mais próxima do ambiente marinho, eles terão que cumprir missões, o que dará mais destreza aos alunos”, explica o sócio-diretor do NUTECMAR e instrutor de micro ROV formado na Rússia, Eduardo Meurer.

Mercado – Os pilotos de ROV podem ser inseridos no promissor mercado de petróleo e gás, com a exploração de recursos em águas profundas e ainda na área portuária, em inspeções de cascos de navios e do cais. Este profissional também pode atuar em operações de segurança, de inspeção de obras de engenharia sob a água e missões de resgate subaquático. Assim como no monitoramento de fazendas marinhas, aquicultura e pesquisas subaquáticas.

“O mercado de pilotos de ROVs já está há tempo consolidado no segmento de exploração offshore de óleo e gás no Brasil. Mas com as novas descobertas do pré-sal muitas oportunidades ainda serão abertas. Por outro lado, os mercados inshore e inland ainda estão praticamente virgens em nosso País e quem enveredar por essas áreas tem grandes chances de se dar bem”, destaca Meurer.

A área carece de profissionais e, por isso, trata-se de uma atividade bastante valorizada. “Em apenas um mês de trabalho, a depender do contrato, é possível recuperar o investimento destinado à formação”, explica. “Um trainee pode começar recebendo um salário de até R$ 3 mil. Já quando piloto formado pode vir a ganhar em média R$ 10 mil por mês”, conta o sócio-diretor do NUTECMAR.

NUTECMAR – O Núcleo de Tecnologia Marinha e Ambiental (NUTECMAR) é formado por uma equipe multidisciplinar e especializada com vocação educacional e tecnológica. Seus principais objetivos são a capacitação de mão-de-obra qualificada e a busca por soluções tecnológicas que contribuam com a melhoria das condições ambientais e que confiram maior facilidade e segurança à realização de tarefas em ambientes marinhos ou em outros corpos hídricos.

O NUTECMAR fica na Avenida dos Bancários, 76, cj. 14, na Ponta da Praia, em Santos (SP). Outras informações pelo telefone (13) 3345-6766, no site http://www.nutecmar.com.br, por e-mail nutecmar@uol.com.br, ou no Twitter @nutecmar.

About startpresscom

A Start Press é uma agência de comunicação moderna, que oferece uma série de soluções para colocar sua empresa em evidência. http://www.startpress.com.br

Discussion

No comments yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: