//
you're reading...
NUTECMAR

Curso de ROV reúne profissionais de diferentes áreas

Alunos mostram diversidade de aplicações do robô submarino

Exercício simulou condições reais

Exercício final simulou condições reais

Biólogos, mergulhadores, cinegrafistas subaquáticos, técnicos em eletrônica, profissionais da área da indústria e estudantes de Petróleo e Gás. Em comum, eles têm a necessidade do uso da tecnologia em ambiente marinho. Esta diversidade é o retrato da quarta turma do curso de Piloto de ROV (Remotely Operated Vehicle, sigla em inglês para veículos subaquáticos operados remotamente), que concluiu os estudos na segunda-feira, 21 de março, no Núcleo de Tecnologia Marinha e Ambiental (NUTECMAR).

Segundo o sócio-diretor do NUTECMAR e instrutor de ROV formado na Rússia, Eduardo Meurer, a procura pelo curso, de profissionais de áreas de atuação diferentes, mostra a gama de aplicabilidades do robô submarino. “O ROV é uma ferramenta importante em todos os ambientes aquáticos, e não apenas no mercado de óleo e gás. No Brasil, existem várias áreas praticamente virgens que podem ser exploradas com esta tecnologia.”

Os ROVs podem ser aplicados no mercado de petróleo e gás, com a exploração de recursos em águas profundas e ainda na área portuária, em inspeções de cascos de navios e do cais. Também podem ser utilizados em operações de segurança, de inspeção de obras de engenharia sob a água e em missões de resgate subaquático, assim como no monitoramento de fazendas marinhas, aquicultura e em pesquisas subaquáticas.

Treinamento – o último exercício desta turma foi realizado na Divers University, escola que forma mergulhadores profissionais e que funciona dentro da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), em tanque com 5 metros de profundidade. “Foi uma aula para desenvolver a destreza dos alunos. Simulamos missões similares às de uma plataforma de petróleo e gás, verificando tubulações, mas também manipulando e resgatando objetos debaixo d’água e simulando, através de tarefas, as dificuldades reais de quem pilota os robôs”, explica Meurer.

Foram usados dois robôs durante o treinamento, o Gnom Baby e Super Gnom V2, o segundo com manipulador (garra mecânica usada para resgate e manipulação de objetos submersos). “Utilizamos o menor para missões em tubulações e o maior, que possui manipulador, também para práticas similares às de policiamento marítimo, simulando uma denúncia de lançamento de material ilícito no mar, sua localização e recuperação de volta à superfície com o uso da garra”.

Para o técnico em eletrônica, Mario Ramos Filho, 19 anos, o treinamento foi bastante produtivo. “O curso nos prepara para operar o ROV, tanto em teoria, quanto na prática. Sinto-me pronto para qualquer desafio, inclusive, pilotar robôs maiores e com manipuladores mais sofisticados”, ressalta.

Ele veio de Jundiaí (SP) em busca de qualificação para o mercado de petróleo e gás. “Já tenho curso de eletrônica, inglês avançado e só me faltava poder pilotar o ROV. O mercado de óleo e gás foi o que me atraiu para fazer o curso”.

O mergulhador Robson Ferreira, 31 anos, veio de Macaé (RJ). “Pretendo aplicar o ROV em pesquisas e também para me auxiliar nos mergulhos. Porém, em Macaé, o mercado de petróleo e gás é bastante forte. Pretendo me inserir neste segmento também”, comenta.

NUTECMAR – O Núcleo de Tecnologia Marinha e Ambiental (NUTECMAR) é formado por uma equipe multidisciplinar e especializada com vocação educacional e tecnológica. Seus principais objetivos são a capacitação de mão-de-obra qualificada e a busca por soluções tecnológicas que contribuam com a melhoria das condições ambientais e que confiram maior facilidade e segurança à realização de tarefas em ambientes marinhos ou em outros corpos hídricos.

O NUTECMAR fica na Avenida dos Bancários, 76, cj. 14, na Ponta da Praia, em Santos (SP). Outras informações pelo telefone (13) 3345-6766, no site http://www.nutecmar.com.br, por e-mail nutecmar@uol.com.br, ou no Twitter @nutecmar.

About startpresscom

A Start Press é uma agência de comunicação moderna, que oferece uma série de soluções para colocar sua empresa em evidência. http://www.startpress.com.br

Discussion

No comments yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: