//
you're reading...
NUTECMAR

Palestra no Instituto Metropolitan aborda pesquisas com uso de robôs subaquáticos

Evento, com entrada franca, contará com demonstração de missão submarina em simulador e apresentação de equipamentos reais

Gentil, Meurer e Comin: sócio-diertores do NUTECMAR

Gentil, Meurer e Comin: diretores do NUTECMAR

Em parceria com o Núcleo de Tecnologia Marinha e Ambiental (NUTECMAR), o Instituto Metropolitan realiza no próximo dia 1⁰ de abril, às 19 horas, a palestra “Pesquisas Marinhas com uso de Robôs”.  O evento, em Americana (SP), contará com exibição de ROV (Remotely Operated Vehicle, sigla em inglês para veículos subaquáticos operados remotamente) e simulação de missão de coleta de invertebrados marinhos para pesquisas científicas na Região Antártica.

A palestra será ministrada pelo mergulhador profissional, instrutor de ROV formado no Instituto Shirshov de Oceanologia, na Academia Russa de Ciências, e sócio-diretor do NUTECMAR, Eduardo Meurer, e abordará temas como a aplicação dos robôs submarinos em pesquisas da fauna marinha e as vantagens do uso desta tecnologia em arqueologia subaquática e em missões de apoio a mergulhadores.

Meurer também falará sobre a promissora profissão de piloto de ROV, que pode ser inserido no mercado de petróleo e gás, com a exploração de recursos em águas profundas e ainda na área portuária, em inspeções de cascos de navios e do cais. Este profissional também pode atuar em operações de segurança, de inspeção de obras de engenharia sob a água e em missões de resgate subaquático.

As inscrições para a palestra devem ser feitas diretamente no Instituto Metropolitan, na Avenida São Jerônimo, 146, Jardim Bela Vista, em Americana (SP) – ao lado do Shopping Welcome Center. Informações pelo telefone (19) 3468-7939 ou pelo e-mail: fale@cetoi.com.br. A apresentação é aberta ao público em geral e a entrada é franca.

NUTECMAR – O Núcleo de Tecnologia Marinha e Ambiental (NUTECMAR) é formado por uma equipe multidisciplinar e especializada com vocação educacional e tecnológica. Seus principais objetivos são a capacitação de mão-de-obra qualificada e a busca por soluções tecnológicas que contribuam com a melhoria das condições ambientais e que confiram maior facilidade e segurança à realização de tarefas em ambientes marinhos ou em outros corpos hídricos.

Quem são os fundadores do NUTECMAR
Eduardo Meurer, instrutor de mergulho, gestor ambiental e especialista em Aplicação das Energias Renováveis, é sócio-diretor do Núcleo de Tecnologia Marinha e Ambiental – NUTECMAR. Mergulhador profissional e cinegrafista submarino, é formador de instrutores – Instructor Trainer – de ROV (Remotely Operated Vehicle – veículos subaquáticos controlados remotamente), credenciado pela Gnom ROV/Indel Partner no Instituto Shirshov de Oceanologia da Academia Russa de Ciências. Foi editor-chefe de revistas e websites especializados em mergulho, náutica e meio ambiente e é autor do livro Segredos Submersos do Atlântico.

Marcelo de Arantes Gentil é analista de sistemas e sócio-diretor do NUTECMAR (Núcleo de Tecnologia Marinha e Ambiental). Capitão-amador pela marinha do Brasil e Yachtmaster Commercialy Endorsed pela Royal Yachting Association do Reino Unido, acumulou a experiência de quatro travessias do Oceano Atlântico e uma do Oceano Pacífico a bordo de veleiros e de mega-iates, em que trabalhou durante anos ocupando diversas posições a bordo (deck-hand, imediato, capitão, divemaster e engenheiro de bordo). Participou de diversas expedições importantes de pesquisa submarina e apoio a equipes de filmagem de documentários. É instrutor de ROV credenciado pela GNOM/Indel Partner através do Instituto Shirshov de Oceanologia, Moscou.Busca a tecnologia de ponta na capacitação de novos profissionais voltados a atividades marítimas e subaquáticas.

Eric Joelico Comin é biólogo marinho e sócio-diretor do NUTECMAR (Núcleo de Tecnologia Marinha e Ambiental). Biólogo e consultor efetivo do Instituto Laje Viva, atua também como monitor ambiental do Parque Estadual Marinho da Laje de Santos. Instrutor de mergulho pela NAUI (National Association of Underwater Instructors) possui cerca de 4.000 imersões registradas. Participa ativamente como palestrante em simpósios de biologia marinha e oceanografia. Como pesquisador, realizou diversas expedições de Monitoramento Ecológico de Ambientes Recifais pela Conservation International, foi consultor técnico da Expedição Recifes Profundos da Bahia e consultor científico de documentários para televisão. É instrutor de ROV credenciado pela GNOM/Indel Partner através do Instituto Shirshov de Oceanologia, Moscou.

About startpresscom

A Start Press é uma agência de comunicação moderna, que oferece uma série de soluções para colocar sua empresa em evidência. http://www.startpress.com.br

Discussion

No comments yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: