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NUTECMAR

Especialista comenta importância dos submarinos robôs no resgate dos destroços do Airbus da Airfrance

Eduardo Meurer é instrutor de ROV formado na Academia Russa de Ciências e sócio-diretor do NUTECMAR, em Santos (SP)

Meurer: "ROVs terão papel principal nas buscas"

Meurer: "ROVs terão papel principal nas buscas"

Os destroços submersos do Airbus que desapareceu em junho de 2009, após se deparar com tempestades sobre o Oceano Atlântico, quando fazia o vôo 447 da Air France, começaram a ser encontrados no último domingo (3 de abril). As buscas seguem com objetivo de encontrar as caixas pretas da aeronave para entender a causa do acidente, que matou 228 pessoas. Para isso, estão sendo utilizados dois tipos de submarinos robôs: os AUVs (sigla em inglês para Autonomous Underwater Vehicle) e os ROVs (sigla em inglês para Remotely Operated Vehicle).

Para o diretor do Núcleo de Tecnologia Marinha e Ambiental e instrutor de ROV formado no Instituto Shirshov de Oceanologia, na Academia Russa de Ciências, Eduardo Meurer, os resultados positivos no trabalho de busca – que já era considerado como a “última chance” – só foram conquistados graças ao uso destes equipamentos. “Depois de quase dois anos do acidente com a aeronave, finalmente os primeiros registros  por imagens de peças da aeronave sobre o fundo oceânico foram realizados.  O uso dos submarinos robôs está fazendo toda a diferença, pois são capazes de atingir grandes profundidades e permanecer por longos períodos sob o oceano”, ressalta.

Ele explica como o processo de buscas está sendo realizado. “Para ‘varrer’ ou esquadrinhar a área estão sendo utilizados três AUVs (sigla em inglês para Autonomous Underwater Vehicle). Estes são robôs submarinos autônomos, equipados com sonares, câmeras e outros sensores, que são lançados na água, percorrendo uma rota pré-programada a grande profundidade. Eles são acompanhados pelo navio oceanográfico através de comunicação acústica por transponders e resgatados quando voltam à superfície para a obtenção dos registros de sonar e demais informações.

Foram esses equipamentos, que possuem grande autonomia e que podem vasculhar o fundo do mar por maiores distâncias, que encontraram alguns destroços espalhados pelo solo oceânico, a cerca de 4.000 metros de profundidade”, destaca.

Meurer afirma que os ROVs – veículos subaquáticos não-tripulados, operados por controle remoto e conectados à superfície por um cabo umbilical – têm a função mais relevante neste processo, pois serão lançados ao mar, assim que todos os objetivos de resgate forem estabelecidos. “Os ROVs registrarão imagens dos destroços, transmitidas à superfície em tempo real, e, por possuírem braços robóticos com garras (chamados manipuladores), serão as ferramentas mais importantes para a tentativa de localização e resgate das caixas pretas que contém os registros de voo e que podem trazer informações sobre o motivo real do acidente, assim como para o resgate de restos mortais dos ocupantes da aeronave, que também foram localizados”.

O especialista ressalta que os ROVs já foram importantes em outros momentos históricos. “Graças a esta tecnologia, o navio naufragado Titanic pôde ser explorado a quase 4.000 metros abaixo da superfície do mar. Outro marco histórico recente no uso de ROVs foi o do vazamento de petróleo a 1.500 metros de profundidade no Golfo do México, em 2010.

Os robôs submarinos foram a ferramenta tecnológica mais importante para solucionar o problema, decorrente da explosão de uma plataforma de exploração da British Petroleum, ao largo da costa dos Estados Unidos”, finaliza.

NUTECMAR – O Núcleo de Tecnologia Marinha e Ambiental (NUTECMAR) é formado por uma equipe multidisciplinar e especializada com vocação educacional e tecnológica. Seus principais objetivos são a capacitação de mão-de-obra qualificada e a busca por soluções tecnológicas que contribuam com a melhoria das condições ambientais e que confiram maior facilidade e segurança à realização de tarefas em am bientes marinhos ou em outros corpos hídricos. Informações pelo site www.nutecmar.com.br.

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