//
you're reading...
NUTECMAR

NUTECMAR participa do PADI Dive Festival

Evento reúne mergulhadores, esportistas e profissionais de atividades subaquáticas

Evento contará com exibição de ROV

Evento contará com exibição de ROV

O Núcleo de Tecnologia Marinha e Ambiental (NUTECMAR) participa neste final de semana, dias 8, 9 e 10 de abril, da 10ª edição do PADI Dive Festival. O evento realizado na Capital reúne mergulhadores, esportistas e profissionais de atividades subaquáticas, que buscam atualização e querem conhecer as novidades do segmento.

O sócio-diretor do NUTECMAR, Eduardo Meurer, mergulhador profissional e instrutor de ROV (Remotely Operated Vehicle – sigla em inglês para robôs subaquáticos controlados remotamente), formado na Academia Russa de Ciências, será um dos palestrantes do evento e abordará a Tecnologia Marinha e Ambiental.  A explanação contará com exibição dos submarinos robôs Gnom Baby e Super Gnom em piscina.

A palestra marcada para o domingo (10), às 12 horas, abordará a aplicação de robôs subaquáticos controlados remotamente em pesquisas científicas e em missões de apoio a mergulhadores. “Os ROVs podem auxiliar esses profissionais em explorações subaquáticas, aumentando, inclusive, a segurança nos mergulhos”, ressalta Meurer.

Na exposição também serão comentados o uso de sonares de varredura lateral em pesquisas de arqueologia submarina, a aplicação de AUVs (veículos subaquáticos autônomos, como os usados para encontrar os destroços do vôo 447 da Air France, no Oceano Atlântico), além de tendências de motorização híbrida, com aplicação de energias renováveis em embarcação de mergulho, para reduzir os impactos ambientais negativos à atmosfera e aos ecossistemas marinhos.

Mantas do Brasil – Diretor do NUTECMAR, o biólogo marinho Eric Comin, participa de palestra ao lado de Guilherme Kodja, diretor de projetos do Instituto Laje Viva e coordenador geral do Projeto Mantas do Brasil.

O tema será o Projeto Mantas do Brasil, que realiza trabalho de foto-identificação das raias-mantas no Parque Estadual Marinho da Laje de Santos para a conservação dessa espécie. Este trabalho possibilita a obtenção de informações básicas sobre a taxa de retorno destes animais, estimativa de tamanho populacional, mortalidade e tempo de vida. O grupo também realiza estudo através da marcação de indivíduos com transmissores de posicionamento remoto via satélite. A palestra será realizada no sábado (9) às 17 horas.

O PADI Dive Festival será realizado no Centro de Convenções do Centro Universitário SENAC, Campus Santo Amaro, na Avenida Engenheiro Eusébio Stevaux, 823, em São Paulo (SP). Informações pelo site http://www.padifestival.com.br.

NUTECMAR – O Núcleo de Tecnologia Marinha e Ambiental (NUTECMAR) é formado por uma equipe multidisciplinar e especializada com vocação educacional e tecnológica. Seus principais objetivos são a capacitação de mão-de-obra qualificada e a busca por soluções tecnológicas que contribuam com a melhoria das condições ambientais e que confiram maior facilidade e segurança à realização de tarefas em ambientes marinhos ou em outros corpos hídricos.

O NUTECMAR fica na Avenida dos Bancários, 76, cj. 14, na Ponta da Praia, em Santos (SP). Outras informações pelo telefone (13) 3345-6766, no site http://www.nutecmar.com.br ou no Twitter @nutecmar.

About startpresscom

A Start Press é uma agência de comunicação moderna, que oferece uma série de soluções para colocar sua empresa em evidência. http://www.startpress.com.br

Discussion

No comments yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: