//
you're reading...
NUTECMAR

Nutecmar disponibiliza robôs submarinos para pesquisas universitárias

ROVs e sonares poderão ser locados para expedições marinhas

Equipamentos estão disponíveis para locação

Equipamentos estão disponíveis para locação

O Núcleo de Tecnologia Marinha e Ambiental (NUTECMAR), em Santos (SP), oferece equipamentos tecnológicos para pesquisas universitárias. Estão disponíveis para locação aparatos como robôs subaquáticos (ROV – Remotely Operated Vehicle) e sonares de varredura lateral (sidescan). Os equipamentos podem ser locados pelo tempo que for necessário à execução dos serviços e sempre com operação executada por profissionais qualificados.

Os ROVs podem ser empregados em pesquisas arqueológicas, além de trabalhos nas áreas de biologia marinha e oceanografia. “Nossos ROVs podem chegar a 120 metros de profundidade, o que confere facilidade e segurança às tarefas realizadas no fundo mar. Os robôs podem explorar embarcações naufragadas, e ainda observar espécies marinhas e seu comportamento, com a vantagem permitir a gravação das imagens para estudos posteriores”, ressalta o sócio-diretor do NUTECMAR, Eduardo Meurer.

Meurer destaca ainda a utilidade do sonar de varredura lateral (sidescan). “O sonar possibilita uma visão de estruturas sobre o fundo do mar, independentemente das condições de visibilidade, como se removesse a água. Assim é possível analisar a área, localizar objetos e conhecer sua posição por GPS e usar o ROV onde há certeza de que há algo que mereça ser explorado”, explica.

Para o sócio-diretor do NUTECMAR, o uso destes aparatos é importante ainda para localização de possíveis artefatos de importância arqueológica, em áreas onde serão erguidos novos atracadouros de navios de carga. “Estes trabalhos são fundamentais para garantir que eventuais objetos, embarcações ou artefatos submersos de importância histórica não sejam destruídos ou danificados pelas atividades de dragagem que ocorrem no Canal de Santos. A localização de objetos relevantes neste contexto permite que arqueólogos realizem estudos, escavações ou resgate, a fim de preservar elementos de nosso patrimônio histórico para as atuais e futuras gerações”.

ROVs – São mini submarinos de observação à distância do fundo do mar, equipados com câmeras de vídeo e sensores. Eles são operados por controle remoto. Em terra firme ou dentro de uma embarcação, o piloto vê por onde o robô submarino se move, através das imagens geradas pelo ROV, que são transmitidas em tempo real em um monitor de TV.

Os micro submarinos são importantes por serem pequenos e proporcionarem movimentos perfeitos ao navegarem pelo fundo do mar, podendo chegar a pontos impossíveis aos mergulhadores, locais em que o espaço é restrito, como tubulações e partes de navios naufragados. Por isso, auxiliam no trabalho destes profissionais, principalmente em casos que ofereçam riscos à vida humana.

Os ROVs podem alcançar grandes profundidades, como ocorreu na emblemática exploração do navio naufragado “Titanic”, a quase 4.000 metros abaixo da superfície do mar.

Outro marco histórico para os ROVs foi o vazamento de petróleo há 1.500 metros de profundidade no Golfo do México, em 2010. Os robôs submarinos foram fundamentais para solucionar o problema, decorrente da explosão de uma plataforma de exploração da British Petroleum, nos Estados Unidos.

Recentemente, os ROVs encontraram as caixas pretas do Airbus, que desapareceu em junho de 2009, após se deparar com tempestades sobre o Oceano Atlântico, quando fazia o vôo 447 da Air France. Os robôs atualmente estão sendo empregados no resgate de corpos das vítimas do acidente.

Serviços e equipamentos – O NUTECMAR disponibiliza ainda serviços como coleta de dados para análises ambientais marinhas e de ambientes portuários e também para pesquisas de caráter oceanográfico, biológico e arqueológico.

Entre os equipamentos para a locação, estão disponíveis: embarcação, sonar de varredura lateral (sidescan) e os ROVs Gnom Baby e Super Gnom 2, com manipulador.

Também podem solicitar os equipamentos empresas de gestão e análises ambientais, do ramo portuário, usinas hidrelétricas e nucleares, companhias de tratamento de água e esgotos e parques de aquicultura e fazendas marinhas.

São úteis ainda a empresas de engenharia (com foco em inspeções de pontes, cais, reservatórios, condutos e galerias de águas pluviais), companhias de exploração de petróleo e gás (inspeções de tubulações e de estruturas subaquáticas de plataformas) e empresas de mergulho profissional.

NUTECMAR – O Núcleo de Tecnologia Marinha e Ambiental (NUTECMAR) é formado por uma equipe multidisciplinar e especializada com vocação educacional e tecnológica. Seus principais objetivos são a capacitação de mão-de-obra qualificada e a busca por soluções tecnológicas que contribuam com a melhoria das condições ambientais e que confiram maior facilidade e segurança à realização de tarefas em ambientes marinhos ou em outros corpos hídricos. O NUTECMAR fica na Avenida dos Bancários, 76, cj. 14, na Ponta da Praia, em Santos (SP). Informações podem ser obtidas pelo telefone (13) 3345-6766, por e-mail nutecmar@uol.com.br, ou através do site http://www.nutecmar.com.br.

About startpresscom

A Start Press é uma agência de comunicação moderna, que oferece uma série de soluções para colocar sua empresa em evidência. http://www.startpress.com.br

Discussion

No comments yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: